Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de março de 2009

Reunião 09 de março

1. Apresentação das alunas.
2. As alunas se apresentaram falando de suas experiências na graduação e suas pretensões para o projeto de mestrado.
3. Margarida - sertão
4. Rosana - saúde 
5. Karine - comunicação
6. Aline - história local / literatura local
7. Julina - direito e antropologia/ criminalística
8. Iolene - família
9. Katianne - gênero e mídia ou museus
10. Apresentação dos Professores do Mestrado
11. Joana - linha: Etnopolítica e processos de exclusão social. Sua área de atuação é etnicidade, nacionalidade e fronteira. A tendência atual de estudos é saúde indígena e educação indígena.
12. Mônica - linha:Etnopolítica e processos de exclusão social. A professora Mônica estudou povos indígenas (Terena e Kadiwéu). Atualmente seu foco de estudo é educação indígena, interculturalidade, diálogos entre cultura indígena e não-índia, o pensamento indígena, alteridade na nação, perspectiva pós-colonial e antropologia da nação.
13. Nei Clara - linha: Etnografia das idéias e dos repertórios culturais. Sua área de atuação é cultura popular. Realizou estudos de festas religiosas e oralidade das populações tradicionais. Seu foco são narrativas orais, cultura imaterial e sertão.
14. Luis Melo - linha: Etnopolítica e processos de exclusão social. Sua área de atuação é gênero e sexualidade. Coordenador do grupo Ser-Tão. Atualmente vincula-se a duas pesquisas: a história do movimento LGBTT em Goiás e o mapeamento de políticas públicas  para gays, lésbicas, transexuais, etc.. Grupo de pesquisa no CNPQ: família, sexualidade e direitos reprodutivos.
15. Izabel - linha: Etnopolítica e processos de exclusão social. Seu foco são saberes tradicionais, antropologia e história, identidades dinâmicas, escola indígena, apropriação de saberes e arte indígena.
16. Maria Luiza - linha: Etnografia das idéias e dos repertórios culturais. Seu foco é em nominação pessoal e contato interétnico, memória trauática (com uma pesquisa em cinema e ditadura).
17. Cintia - linha: Etnografia das idéias e dos repertórios culturais. Seu folco é em antropologia e memória, biografia, narrativas orais e escritas, literatura. Tem um grupo de pesquisa que trabalha com escritores locais e atualmente quer estudar ciganos em Goiás.
18. A diretora do museu antropológico, professora Nei Clara, comentou sobre a biblioteca do museu, esta consta acervo de obras de antropologia e sobre gênero. Atualment e seu horário de funcionamento é pela manhã, mas acredita que no próximo mês funcionará no período vespertino. Quer que a biblioteca seja usada pelos alunos do mestrado para utilização do acervo e da sala de leitura.
19. Michely ficou de passar os e-mails dos professoras para o grupo de alunas.
20. Finalizou-se a reunião.

Um comentário:

  1. É bom salientar que a disciplina que será ministrada pelo prof. Luiz Melo terá participação dos alunos do Mestrado em Sociologia (efetivos e especiais).

    ResponderExcluir