Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de março de 2009

Publicações

ATENÇÃO, POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO:

São Paulo, 27 de fevereiro de 2009


Prezado(a) colega,

O Consórcio de Informações Sociais é fruto de uma parceria entre a USP e a ANPOCS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais), com o apoio da FAPESP. O CIS funciona de acordo com as diretrizes de um Conselho Superior, constituído por representantes das instituições envolvidas e de vários programas e centros de pesquisa vinculados à ANPOCS. Tem por fim disponibilizar um sistema cooperativo de pesquisa de informações sociais. Trata-se de coletar, organizar adequadamente em meio eletrônico e propiciar amplo acesso às bases de dados e instrumentos de coleta de informações já produzidas, ou que vierem a sê-lo, sobre os mais diferentes aspectos da sociedade brasileira. A criação do Consórcio visa ampliar a infraestrutura de informações disponíveis para a pesquisa social por meio do uso de dados já existentes, porém pouco acessíveis aos pesquisadores em geral, de modo a otimizar os recursos já investidos em sua produção.
É fato que a maioria dos dados colhidos e organizados são utilizados apenas em âmbitos bem restritos. Isso é válido tanto para dados resultantes de pesquisas ligadas à dissertações, teses, relatórios de pesquisa não-vinculados à pós-graduação e, mesmo os colhidos por investigações não-acadêmicas, realizadas por órgãos públicos de planejamento e avaliação, por empresas de consultoria, de pesquisa de opinião etc. Em suma, após servirem aos seus fins originais, os dados costumam ser arquivados e, depois de
algum tempo, descartados de acordo com o espaço que ocupam, a época em que foram coletados ou de acordo com sua especificidade. O Consórcio de Informações Sociais se propôs a superar essa situação, tornando públicos e amplamente acessíveis dados que até agora circulavam pouco ou até mesmo os que não circulavam. Para que tenha continuidade, é de suma importância a colaboração de órgãos e instituições, governamentais ou não, universidades, pesquisadores e alunos que produzam ou possuam dados sociais relevantes sobre a realidade brasileira. Outras importantes fontes de dados e estatísticas oficiais ou não, tais como Ministério da Educação, IBGE, Datafolha, Fundação Perseu Abramo, NEV-USP e Ministério do Desenvolvimento Social, já formalizaram sua adesão à iniciativa.

O Consórcio publica, gratuitamente, no seu site www.cis.org.br bancos de dados cedidos por pesquisadores de todas as regiões do país e por diversas instituições de pesquisa, quanti e qualitativos, sobre os mais variados temas. Juntamente com os bancos, quando é do interesse do doador, disponibilizamos também arquivos em PDF das publicações produzidas com aqueles dados. Em nosso site (www.cis.org.br) publicamos até agora mais de 200 bancos de dados. Além disso, damos acesso através de mais de 400 links para sites nacionais e internacionais. Tanto bancos como links podem ser consultados pelos usuários mediante um cadastro gratuito.

Sua colaboração é importante para o estabelecimento de um novo marco no trato da circulação da informação social produzida em nosso país.


Colocamo-nos ao inteiro dispor para um melhor detalhamento do projeto e para, eventualmente, esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da disponibilização dos dados.


Cordialmente,


Consórcio de Informações Sociais (CIS)
www.cis.org.br
contato.cis@anpocs.org.br
(11) 3091-2066 ou 3091-1110




Alguns pesquisadores e Instituições que colaboram conosco

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Ministério da Educação e Cultura (MEC)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Fundação Perseu Abramo
Datafolha – Instituto de Pesquisas
Núcleo de Estudos da Violência (NEV – USP)
Instituto de Estudos da Religião (ISER)
(CESOP – Unicamp)
Vox Populi


Maria do Socorro Braga (UFSCar)
Tulio Kahn (SSP – SP)
Teresa Sales (NEPO)
Fernando Salla (NEV – USP)
Marcos Alvarez (NEV – USP)
Maurício Moya (UFRGs)
Angel Miríade (UFSCar)
Bruno Bolognesi (UFSCar)
Ester Ribeiro Pereira (USP)
Liana Cardoso (UFRJ)
Bruno Lima Rocha (UFF)
Elis Radmann (IPO)
Tiago Birkholz (USP)

Simone Diniz (UFSCar)
Brasilio Sallum Jr. (USP)
Gustavo Venturi (USP)
Celi Scalon (UFRJ)
Marta Arretche (USP)
Eduardo Marques (USP)
Neuma Aguiar (UFMG)
Sergio Carrara (UERJ)
Renato Monseff Perissinotto (UFPR)

Adriano Codato (UFPR)
Amélia Cohn (USP)
Mario Fuks (UFMG)
Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário